ENDODONTIA

Os dentes são constituídos de esmalte (camada externa dos dentes), dentina (segunda camada) e polpa (que é o conteúdo interno dos dentes).
A ENDODONTIA é o ramo da Odontologia que estuda a polpa e o espaço que ela ocupa no interior dos dentes. O tratamento endodôntico é popularmente chamado de tratamento de canal.


Em que situações é necessário o tratamento endodôntico?

O tratamento de canal é necessário quando a polpa do dente está com infecção, inflamação irreversível e em alguns casos, para tratamento protético.

O que é feito no tratamento endodôntico?

A polpa é removida, as paredes internas do dente são alisadas, é aplicado curativo para desinfecção e na última consulta, quando não resta nenhum sintoma, é feito um preenchimento com material obturador definitivo.

Quais os sinais e sintomas de um problema endodôntico?

Os sinais são: escurecimento do dente, presença de pus e inchaço.
Os sintomas são: sensibilidade com alimento gelados ou quentes e ao mastigar, dores contínuas e pulsativas.
Mesmo com algumas das características acima, só o dentista que através de radiografia e testes clínicos, dirá se é necessário o tratamento endodôntico.


Devemos tomar remédios para cessar a dor de dente?

A melhor conduta é procurar um cirurgião dentista, pois o uso de anti-inflamatórios pode mascarar o problema, dificultando o diagnóstico correto.
Muitas pessoas, se o dente para de doer, não acha necessária a intervenção de um dentista, aí se encontra o maior risco, pois a infecção pode crescer, destruindo o osso de suporte dentário sem nenhum sintoma, levando até à perda do dente e dos dentes vizinhos.


O tratamento endodôntico é doloroso?

Não. Da mesma forma que é feito em restaurações (popularmente chamadas de obturações), o tratamento endodôntico é realizado com anestesia local e antes é feita uma pré-anestesia com pomada, tornando até mesmo a aplicação da anestesia indolor.
As vezes, a polpa do dente já se encontra em estado de necrose (morta), sendo desnecessária o uso de anestesia.


Dentes que são submetidos a tratamento endodôntico, perdem resistência?

Sim. Para um tratamento adequado é necessário fazer um desgaste na estrutura dental para obter acesso à polpa, fazendo com que o dente fique mais vulnerável às fraturas.
Isso é apenas mais um motivo para se prevenir contra as cáries com boa escovação, uso correto e diário do fio dental e visita ao dentista pelo menos uma vez ao ano.

www.coeprev.com.br - Todos os direitos reservados. Rua Governador Armando Sales, 429 - Vila Moraes - Fone 14 3322 7099
Desenvolvido por Agência Expression