ORTODONTIA
Muitas pessoas procuram por tratamento ortodôntico, por não estarem satisfeitas com a aparência dos seus dentes, e não é para menos, pois um sorriso bonito com dentes alinhados e saudáveis é muito importante para o sucesso profissional e pessoal.
Não resta dúvida que uma pessoa insatisfeita com sua aparência, pode torna-se inibida e infeliz.
Mas a ortodontia não proporciona apenas belos sorrisos, ela cuida também para que se tenha uma mordida adequada, dando condições apropriadas de mastigar os alimentos. Sem falar que dentes tortos e desalinhados dificultam a higiene bucal e favorecem o aparecimento de cáries e problemas nas gengivas.
Maus hábitos como roer unhas, chupar dedos, chupeta, mamadeira e até mesmo respirar pela boca, podem causar ou até piorar a má oclusão.
ORIENTAÇÃO ORTODÔNTICA PARA OS PAIS
Hoje está provado que grande número de má oclusão, ou seja, o relacionamento inadequado dos arcos dentários e, consequentemente dentes mal posicionados, podem ser detectados precocemente e principalmente em crianças a partir de 3 anos de idade.
Tais anomalias tratadas na faixa etária de 3 a 6 anos através de múltiplas terapias, além de normalizar a fisiologia da boca (deglutição. mastigação e fonação), também evitam que um pequeno desvio venha se tornar futuramente uma oclusão anormal.
O tratamento nem sempre é à base de aparelhos, mas se o caso requer o seu uso, tanto o tempo de tratamento com a complexidade dos procedimentos, será muito abreviada.
É importante citar que, casos tratados cedo, reduzem grandemente a possibilidade de extrações dentárias futuras.
Também o crescimento orofacial é muito prejudicado por anormalidades da oclusão.
Atualmente o percentual de pacientes jovens que necessitam tratamento ortodôntico é muito alto. Isto é consequência de inúmeros fatores como: alimentos moles que não estimulam o complexo músculo-osso, respiração bucal, vícios (chupeta, mamadeira, dedo), deglutição incorreta, além dos fatores hereditários.
Objetiva-se diminuir os altos níveis de má oclusão de média ou alta gravidade através de uma ação PREVENTIVA.